Os 3 benefícios que só uma cabeça de impressão original pode trazer para seu equipamento de sublimação.

Blog Single

Não se engane: cabeças de impressão originais para máquinas sublimáticas são a melhor opção de custo benefício

As cabeças de impressão são produzidas por poucas indústrias ao redor do mundo, dentre elas podemos citar Epson, Brother, Ricoh, Kyocera e Fuji. Tais empresas revendem cabeças de impressão para os fabricantes de impressoras para computadores, impressoras de plotagem e impressoras digitais de pequeno e grande formato.

No mercado de sublimação comumente encontramos equipamentos que utilizem cabeças Epson, como: DX5, DX7, 5113, 3200, TFP, etc. Cada uma delas tem aplicação, desempenho e qualidade distintas. Os demais tipos de cabeça de impressão são voltados para outros mercados como o fotográfico, fine art e têxtil industrial.

Vamos tomar como exemplo a cabeça de impressão DX5 para sublimação. Com uma rápida busca pela Internet, você achará diversos resultados com valores completamente diferentes. Pois há diversos tipos de cabeça DX5. Alguns são compatíveis somente com tintas à base d’água, outros suportam tintas solvente e alguns até tinta UV, lembrando que o mercado de sublimação usa tintas à base d’água. O uso de uma tecnologia de tinta incompatível com a cabeça levará a falha imediata ou em curto tempo, em alguns casos o derretimento instantâneo do material dos bicos externos superiores da cabeça de impressão poderá ser percebido.

Mas quais são os principais benefícios de uma cabeça de impressão original em máquinas de sublimação?

01    Ajuste de intensidade média de disparo

As cabeças originais contêm um código alfanumérico que é traduzido pelo programa do seu equipamento e regula a força com que a cabeça dispara a tinta. Quando isso não é inserido corretamente, a cabeça de impressão pode sofrer um desgaste prematuro e até a placa mãe do equipamento pode danificar-se;

02    Controle dos pontos variáveis

O controle de tamanho dos pontos utilizados para a composição das imagens tem maior precisão nas cabeças originais, pois a correspondência entre os comandos enviados pela impressora e o que a cabeça dispara é preciso e sincronizado. Evitando manchas, sombras e disparo de tintas em locais indesejados;

03    Criptografia ou código de travamento

Cabeças de impressão que necessitam de algum tipo de placa adaptadora ou decodificadora são cabeças de impressão que foram fabricadas para outro tipo de equipamento e o mercado chinês as reaproveita para venda no mercado de impressão digital. A qualidade desse tipo de cabeça é inferior, pois a mesma foi desenvolvida para uso em impressoras de computador.

Avaliando todos os itens acima, fica mais fácil compreender por que o custo inicial de uma cabeça de impressão original é maior do que as cabeças de impressão paralelas. Mas os benefícios e a segurança que o produto original traz justificam o investimento.

Pois em mercados competitivos, como o de sublimação, cada minuto de equipamento parado, cada metro de material perdido por um defeito de impressão pode gerar impacto direto no seu fluxo de caixa.

A 4Tex utiliza em seus equipamentos somente cabeças originais, caso precise de um orçamento entre em contato.

Técnico de equipamentos de impressão digital industriais especializado em eletrônica e tecnologia da informação. Há 20 anos no mercado de impressão digital, com experiência nos segmentos de impressão fotográfica, fine art, solvente e sublimação

Notícias Relacionadas: