SOLUÇÕES EM IMPRESSORAS DE SUBLIMAÇÃO DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Blog Single

Conheça as principais soluções de impressões sublimáticas para mercado têxtil

O mercado de sublimação é extremamente competitivo, portanto escolher o melhor equipamento para sua empresa, ou seja, a melhor impressora de sublimação (também chamadas plotters sublimáticas), pode ser o fator determinante para ter sucesso nos negócios.

Com a chegada das impressoras de sublimação ao mercado no final da década de 1980, a impressão digital em tecido mudou radicalmente a indústria têxtil e a de moda no Brasil e no mundo. As possiblidades que surgiram com essa tecnologia abriram novos campos de trabalho para designers e estilistas, e sua constante evolução continua a abrir portas para novas tendências, que revolucionam o mercado até hoje.

Há também o argumento de que a impressão digital em tecido é mais ecoamigável, especialmente quando se considera a impressão por sublimação, uma vez que a sublimação é específica para tecidos de poliéster.

As tintas e insumos usados no processo de sublimação são produzidos de forma a se ligarem em um nível molecular com a fibra do material (diferentes de outros materiais, que são somente superficiais, como o algodão) que é mais danoso ao meio ambiente; e também o potencial para uma produção em ciclo fechado.

Agora, no século 21, o mercado têxtil se renova e digitaliza cada vez mais. Com novas tecnologias sendo desenvolvidas a todo momento, maquinários outrora revolucionários se tornam obsoletos em uma velocidade incrível. Dessa forma, esse mercado se apresenta ao mesmo tempo tentador e assustador. Para os micro e médio empresários, manter-se atualizado e competitivo é fundamental e desafiador.

Muitos empresários do ramo aqui no Brasil, quando percebem que estão atingindo seu limite de produção ou ainda desejam aumentar seu lucro, optam por adquirir mais uma máquina de pequeno porte.

A escolha de uma impressora de sublimação que gere lucros em vestuário e produtos personalizados deve considerar algumas variáveis que serão decisivas para tornar sua empresa mais competitiva e talvez aqui este empresário deva se perguntar se não é hora de partir para uma impressora de sublimação de médio ou grande porte.

O que considerar ao escolher uma impressora de sublimação?

Existem algumas variáveis que o empresário deve considerar na hora de escolher sua plotter sublimática: velocidade e qualidade da impressão, custo-benefício e largura de impressão.

Velocidade e qualidade da impressão

Quando falamos em plotters de sublimação, a velocidade e a qualidade são fatores cruciais. A crise financeira que assolou o Brasil e o mundo nos últimos tempos mudou quase todos os modelos de negócio existentes. Grandes pedidos agora são divididos em alguns pedidos menores. Principalmente no ramo têxtil, a repetibilidade é uma variável que pode garantir a continuidade de um contrato ou o seu fim.

Embora tenha um custo individual mais elevado, uma impressora de sublimação de médio ou grande porte faz o trabalho que às vezes várias máquinas menores não são capazes.

Para se ter uma base, a impressora sublimática Prismatex SE-1903 W, uma impressora projetada para atender um mercado de médio ou grande porte, produz 118 m² por hora, em comparação a 60 m² ou até 80 m² por hora de algumas das mais potentes plotters de sublimação de pequeno porte que existem hoje no mercado.

Além da velocidade, outro fator fundamental é o da qualidade: usando novamente como exemplo a Prismatex SE-1903 W, suas cabeças de impressão estão dispostas em 3 linhas com mínima sobreposição, o que acaba por oferecer o mesmo resultado de qualidade de uma passada única de cabeças de impressão industrial.

Impressoras de pequeno porte, em geral, fazem impressão em dois passes, buscando um preenchimento melhor, o que reduz sua velocidade. Impressoras sublimáticas de médio e grande porte são capazes de oferecer não somente qualidade com 2 passadas, mas também velocidade similar à de equipamentos industriais.

Custo-benefício

Quando comparada a impressoras de pequeno porte, uma impressora de médio ou grande porte varia entre 1,5 a quase 2 vezes no valor. Contudo, a produção chega a dobrar ou até mais! No fim, duas impressoras de médio e grande porte podem fazer o trabalho de 3 ou até 4 máquinas menores! Pense na economia que é alcançada por uma mudança dessas: mais espaço, menos energia, menos funcionários e maior produtividade!

Ao comparar equipamentos, o empresário brasileiro deve levar em consideração os seguintes pontos:

1.    Confiabilidade e durabilidade dos componentes do equipamento: impressoras de marcas consagradas usualmente suportam uma carga maior de trabalho, devido à durabilidade de seus componentes, preparados para o uso contínuo.

2.    Velocidade de entrega da produção: como dito anteriormente, esse é um dos principais fatores a se levar em consideração na hora de adquirir uma impressora sublimática industrial de médio ou grande porte.

3.    Diferentes modos de impressão para executar um trabalho que demande maior precisão e requinte e que agregue valor.

Largura

Existem grandes vantagens em se trabalhar com uma maior área de impressão, inclusive a abertura de novos ramos de negócio. Uma impressão maior poderia, por exemplo, possibilitar à sua empresa atender a chamados de empresas de comunicação visual interna e externa de pequeno e médio porte que estejam oferecendo serviços de soft signage.

Já para quem trabalha com localizado (termo usado para empresas gráficas que trabalham com materiais têxteis, como camisetas, em que a arte é “desenhada” num molde), é possível aumentar sua produção em mais de 50% realizando uma única passada e economizar mídia e tempo de impressão, devido à melhor distribuição das peças num mesmo espaço da mídia.

Vamos colocar aqui um exemplo: duas máquinas trabalhando juntas no mesmo pedido de camisetas, uma de 1,6 m e outra de 1,9 m de largura.

Na impressora de 1,6 m, só será possível fazer dois moldes lado a lado, portanto haverá uma grande área da mídia que será desperdiçada. Já na impressora de sublimação industrial com largura de impressão de 1,9 m é possível fazer 3 moldes numa área quase idêntica, aproveitando a largura extra da mídia.

Nesse caso, no mesmo tempo de trabalho, ganhamos um acréscimo de até 50% na produção da arte a ser sublimada na camiseta! É importante lembrar ainda que, com melhor qualidade e velocidade, teríamos uma arte melhor e impressa mais rápido.

Ficou interessado em conhecer mais sobre impressoras de sublimação?

Nós da 4Tex importamos para o Brasil marcas renomadas do mercado de impressoras de sublimação. Conheça nossas impressoras sublimáticas aqui.

Fruto da união de um grupo do setor financeiro, logístico e de importação que está há mais de 2 décadas no mercado, com processos bem estabelecidos na parte de assistência técnica, logística e qualidade, a 4Tex surgiu com o objetivo de ser disruptiva em um mercado tão engessado como o têxtil. Apostamos em um time de estrelas e modelos de negócios inovadores para revolucionar e quebrar os paradigmas que tornam este ambiente tão inóspito. Atualmente a 4Tex possui em seu portfólio grandes parceiros de renome no mercado, como Kiian, Mutoh, DGI, Prismatex e estuda trazer outros grandes players para o Brasil.

Notícias Relacionadas: