7 problemas comuns com máquinas de sublimação e como corrigi-los

Blog Single

Separamos aqui os erros mais comuns na sublimação, e dicas de como solucionar

Problemas acontecem em qualquer contexto! Mas muitos podem ser evitados ou facilmente corrigidos! Separamos aqui os erros mais comuns na sublimação, elencando maneiras práticas de como solucioná-lo.

Conforme você ganha experiência e se tornar um mestre da sublimação, você pode vir a se deparar com um ou mais obstáculos nessa jornada: A impressão ficou borrada? Impressão lavada ou apagada? Esses desafios costumam surgir, mas não desanime! Tudo isso faz parte do processo de aprendizagem e a maioria de nossos novos clientes de sublimação passam por um período de tentativa e erro, fruto de todo o processo de adaptação. Mas aqui na 4tex nosso time de especialistas compilou alguns dos problemas mais frequentes associados à impressão por máquinas de sublimação, facilitando sua vida e te entrega de bandeja as respostas! Vem ver!

1. Por que minhas transferências não estão vibrantes e parecem desbotadas ou lavadas?

Existem alguns motivos pelos quais suas transferências podem estar saindo menos vibrantes do que o esperado. Primeiro, certifique-se de que está imprimindo no lado correto do papel de sublimação, que normalmente é o lado branco brilhante. O outro lado é geralmente fosco. Verifique no manual de sua máquina para que lado a face brilhante deve ficar posicionada na bandeja. Em seguida, certifique-se de que está imprimindo com o perfil correto de cor. Caso utilize algum de nossos equipamentos, você pode baixar o perfil de cores clicando aqui. É só clicar no seu equipamento e baixar o perfil!

2. Por que minha imagem está ficando borrada, como se tivesse um fantasma?

Não precisa chamar um exorcista, nem os caça fantasmas! Se você estiver vendo uma segunda versão de sua transferência, como uma sombra, ligeiramente ao lado de sua imagem, você está experimentando o que é conhecido como Efeito Fantasma, que ocorre quando o papel de transferência de sublimação muda durante o processo de sublimação, como quando você abre ou fecha sua prensa térmica. Por esse motivo, é recomendável que você prenda com fita adesiva seus substratos rígidos no papel de sublimação. Para tecidos, recomendamos um spray adesivo para evitar que o papel se mova. Após pressionar, certifique-se de remover o papel de transferência imediatamente. Para sublimação, também sugerimos evitar o uso de uma prensa de abertura automática, pois elas tendem a se abrir muito rápido, fazendo com que o papel se desloque se não for bem preso com fita adesiva.

3. Por que meu substrato não aceita tinta de sublimação?

É importante observar que nem todos os produtos aceitam tinta de sublimação. Para que a sublimação de tinta funcione, o molde do produto precisa ter um revestimento de poliéster (ou ser feito de um material de poliéster).

Para tecidos, recomendamos 100% poliéster branco para o melhor transfer. Não é possível sublimar em 100% algodão - e seu decalque desaparecerá na primeira lavagem. Você pode sublimar em misturas de poli / algodão, mas o transfer terá uma aparência menos vibrante e terá uma aparência vintage. Em geral, quanto mais alto o nível de poliéster, melhor.

 

4. Por que estou obtendo tinta de uma imagem transferida anteriormente para uma nova transferência em branco?

A tinta de sublimação tem a tendência de sangrar nas chapas inferior e superior da impressora durante a transferência de calor, por isso é muito importante proteger a impressora com o material adequado. Para evitar que a tinta entre no cilindro superior ou inferior, recomendamos o uso de um envoltório de Teflon para cada cilindro, bem como uma folha de Teflon. O Teflon é totalmente reutilizável e basta limpar o excesso de tinta após cada impressão. Você também pode usar folhas tratadas com silicone que podem ser descartadas após o uso. Caso não possua nenhum desses itens recomendamos a limpeza da máquina antes da próxima impressão.

 

5. Por que estou vendo pequenos pontos na minha transferência?

Se você notar pequenos pontos no produto acabado, isso provavelmente se deve ao excesso de umidade. Recomendamos a pré-prensagem da maioria dos substratos para garantir a remoção de toda a umidade. Em seguida, deixe o substrato esfriar, coloque o transfer e pressione normalmente.

6. Por que minhas transferências estão borradas?

Se você notar um borrão na imagem ao puxar o papel de transferência, pode ser porque o substrato recebeu muito tempo / temperatura na prensa térmica e agora a imagem começou a sangrar. Se isso acontecer, recomendamos reduzir seu tempo e tentar novamente.

7. Por que minhas imagens estão desbotadas?

O desbotamento da imagem geralmente é causado por muito tempo e temperatura e / ou pressão. Sugerimos que verifique novamente as configurações recomendadas da empresa onde você comprou suas Mídias. Cada prensa térmica é diferente, o que é algo a se ter em mente. Outra sugestão é verificar novamente a temperatura da placa superior da impressora para garantir que ela esteja alinhada com a temperatura indicada; para isso, recomendamos fitas de calor.

 

Esperamos que este artigo te ajude a resolver quaisquer eventualidades que enfrente na sua produção. É normal à medida que sua marca cresce e você ganha mais experiência no negócio de sublimação. Tentamos abranger os problemas mais comuns, mas caso não tenha encontrado seu problema aqui, pode entrar em contato com nosso time de especialistas que com certeza terão um enorme prazem em ajudar.

 

 

Fruto da união de um grupo do setor financeiro, logístico e de importação que está há mais de 2 décadas no mercado, com processos bem estabelecidos na parte de assistência técnica, logística e qualidade, a 4Tex surgiu com o objetivo de ser disruptiva em um mercado tão engessado como o têxtil. Apostamos em um time de estrelas e modelos de negócios inovadores para revolucionar e quebrar os paradigmas que tornam este ambiente tão inóspito. Atualmente a 4Tex possui em seu portfólio grandes parceiros de renome no mercado, como Kiian, Mutoh, DGI, Prismatex e estuda trazer outros grandes players para o Brasil.

Notícias Relacionadas: